Opções de privacidade
top of page
  • Google Meu Negócio ASM
  • Instagram ASM
  • Twitter ASM
  • Facebook ASM
  • LinkedIn ASM
  • Youtube ASM

Hospital Universitário de Canoas mobiliza equipes em dois mutirões de saúde neste fim de semana

Ações serão voltadas à saúde auditiva de bebês e ao tratamento de varizes; expectativa é realizar 500 testes da orelhinha e cerca de 25 procedimentos vasculares


O Hospital Universitário de Canoas (HU) terá um fim de semana de mobilização pela saúde pública. Nos dias 15 e 16 de agosto, a instituição realizará simultaneamente a 2ª edição do Mutirão do Teste da Orelhinha e participará do mutirão nacional “Brasil Sem Varizes”, iniciativa voltada ao atendimento de pacientes com varizes. Ao todo, a expectativa é realizar 500 exames auditivos em bebês e cerca de 25 procedimentos vasculares.


A segunda edição do Mutirão do Teste da Orelhinha, a Triagem Auditiva Neonatal, ocorrerá no sábado (15) e no domingo (16), a partir das 8 horas, no 3º andar do Ambulatório do HU. A previsão é atender 250 crianças por dia. Os pacientes chamados são da partir da fila de atendimentos da própria instituição, com bebês que nasceram na maternidade do HU e ainda precisam realizar o exame. Os atendimentos ocorrerão mediante agendamento prévio, realizado pelas equipes do hospital ao longo desta semana.

De acordo com a superintendente da Associação Saúde em Movimento (ASM), gestora do HU, Tatiani Pacheco, a mobilização busca ampliar o acesso ao exame e reduzir a fila de espera. “Na primeira edição do mutirão, disponibilizamos 600 exames, mas tivemos uma alta taxa de abstenção das famílias. Nesta segunda edição, intensificamos a comunicação e as marcações para ampliar a participação e reduzir significativamente a fila para o procedimento”, explica. “Por isso, fica o pedido: caso você tenha o seu agendamento, compareça. Só confirme presença se realmente pode vir, pois temos uma fila de bebês que estão aguardando a sua vez”, ressalta.


O teste da orelhinha é um exame rápido e indolor que permite identificar precocemente possíveis alterações auditivas nos recém-nascidos. O diagnóstico precoce é fundamental para que, quando necessário, o bebê possa receber acompanhamento e intervenção adequados, favorecendo o desenvolvimento da linguagem e da fala.


HU participa de mobilização nacional contra varizes


No sábado (15), o HU de Canoas também integrará a força-tarefa do projeto “Brasil Sem Varizes”, idealizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). A mobilização reúne hospitais de diferentes estados brasileiros com a meta de realizar 4 mil procedimentos gratuitos em 19 estados, em uma ação que busca estabelecer um novo recorde mundial e ser registrada no Guinness World Records.


No Rio Grande do Sul, dez hospitais participam da iniciativa. No HU Canoas, estão previstos cerca de 25 procedimentos vasculares, realizados pelas equipes médicas da instituição. Entre as técnicas utilizadas estarão procedimentos convencionais e escleroterapia com espuma, de acordo com a indicação de cada paciente. “Para nós, é uma honra participar de uma mobilização dessa dimensão e, principalmente, contribuir para ampliar o acesso da população ao atendimento vascular. Ações como essa reforçam o compromisso do HU com a assistência e com a redução das filas do SUS”, destaca Tatiani.


Com as duas iniciativas, o Hospital Universitário de Canoas amplia a oferta de atendimentos durante o fim de semana e mobiliza equipes de diferentes áreas para contribuir com a redução das filas e a promoção da saúde da população.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page